Pesquisa Matéria desse Blog

quarta-feira, 26 de junho de 2019 | 22:45 | 0 Comments

'Epidemia dramática' de dengue atinge Sudeste e Centro-Oeste


Para Sociedade Brasileira de Infectologia, falta de controle e prevenção insuficiente contribuíram para aumento de 560% de casos suspeitos da doença.


O Brasil enfrenta uma epidemia dramática de casos de 
dengue no Sudeste e no Centro-Oeste, de acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
Números divulgados pelo Ministério da Saúde nesta semana acenderam o alerta para os riscos oferecidos neste ano pelo mosquito Aedes aegypti, responsável também pela transmissão do vírus da zika e chikungunya.


De janeiro a 9 de junho deste ano, já foram registrados mais de 1,127 milhão de casos prováveis de dengue no País. Foi um aumento 560,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 170.628 casos.


Além do aumento de casos confirmados, que chega a 596,38 mil entre os brasileiros, preocupa a quantidade de mortes em decorrência da doença que mais que dobraram. Houve um aumento de 163% em relação a 2018, passando de 139 para 366 mortes.


De acordo com o infectologista Kléber Luz, diretor da SBI, essa epidemia se deve, sobretudo, à falta de controle e combate ao mosquito.


“A gente acompanha o aumento de casos da dengue em toda a América Latina, mas os números do Brasil estão acima do esperado. Vivemos uma epidemia dramática no País, principalmente no Sudeste e no Centro-Oeste”, explicou o especialista em entrevista ao HuffPost.


As regiões Sudeste e Centro-Oeste apresentam as maiores taxas de ocorrência. Estados como Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, no Sudeste, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste, e Tocantins e Acre, no Norte, estão entre os mais afetados.


Quer Compartilhar alguma notícia com a gente?Mande seu relato com foto, video... para nosso Whats 11 98252-7019 ou e-mail para nossa redação ademyrrodrigues@msn.com