Pesquisa Matéria desse Blog

quinta-feira, 7 de julho de 2011 | 19:36 | 0 Comments

Festa Histórica

O bairro do Itaim Paulista e a Vila Curuçá, localizados no extremo leste de São Paulo comemorou no mês de junho (2011) seus 400 anos de história.
A subprefeitura responsável pelos dois distritos organizou durante o mês diversas atividades como: shows, ações sociais, baile para a terceira idade, passeios ciclísticos, torneio de futebol, missas e cultos evangélicos, fórum de discussões e sessões solenes à homenageados pioneiros do Itaim Paulista. No total foram programados 19 eventos principais pela subprefeitura e distribuídos durante o mês.
Até o ano passado (2010) as festividades de aniversário eram comemoradas no mês de Maio, data de registro de emancipação política e administrativa do bairro de São Miguel Paulista, neste ano a comissão de festejos decidiu comemorar a data histórica do bairro durante o mês de junho, conforme informações mais precisas levantadas e recebidas do historiador Jesus Matias de Melo.

A ORIGEM HISTÓRICA DO BAIRRO

"São Paulo ainda era apenas uma vila quando em 1611 o bandeirante Domingo de Góes recebeu da coroa portuguesa terras desocupadas, as chamadas sesmarias. A área deu origem à Fazenda Biacica, que durante quase 300 anos foi administrada por uma entidade religiosa e sua produção supria a futura metrópole.
A Sesmaria é datada e registrada no cartório de Santos-SP em 21 de junho de 1611.
Foi somente a partir de 1911 que a então fazenda, já em decadência, começou a ser loteada para formar o que hoje é a Zona Leste da capital, particularmente o bairro de Itaim Paulista. Com a chegada da estrada de ferro e da Rodovia São Paulo-Mogi, as indústrias levaram para a região os nordestinos e, com eles, sua arte. "  www.diariosp.com.br