O Dia Internacional dos Povos Indígenas é uma data celebrada mundialmente no dia 09 de agosto e foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU)no ano de 1995
Nessa quarta-feira, dia 28, foi a vez da EMEF Capistrano de Abreu, na Vila Itaim receber a visita de um grupo de indígenas da Aldeia Kariri-Xokó (Xocó). Essa visita faz parte do projeto “Agosto indígena” da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
O projeto agosto indígena tem como objetivo conscientizar nossos alunos e professores sobre as diferentes temáticas da pluralidade cultural a partir do reconhecimento das diferentes matrizes culturais que compõe o povo brasileiro.
Os representantes da Aldeia Kariri Xocó do estado de Alagoas trouxe para os estudantes a possibilidade de vivenciarem um pouco da cultura, hábitos e costumes, sobre a organização social e política bem como compreender como vivem hoje os povos indígenas. Importante destacar os problemas ambientais e o impacto que tem na vida dos Kariri Xocó.
Os alunos puderam ouvir atentamente suas histórias, apreciaram os artesanatos e artefatos expostos e assistiram algumas das danças que compõem seus rituais entre elas o Torė e o ritual de casamento.
RESUMO HISTÓRICO
Teve origem em 1578 com a chegada dos jesuitas que aportaram na região reunindo várias nações indígenas (kariri, carapatós e aconans) criando um aldeiamento incialmente denominado “urubu-mirim”.
Língua Falada: kariri e portuques
Atividades Culturais: Cantos e torés, artesanato, cerâmica utilitária e ervas medicinais.
Cidade: Porto Real do Colégio - AL
Atividades Econômicas: Agricultura, olaria, pesca e artesanato.
População: De acordo com dados fornecidos pela FUNAI, em 2000 a população Kariri-Xocó estava estimada em 1.450 pessoas.
Contato com a Aldeia: WhatsApp (82) 99953-2110 nhenety.indiosonline@gmail.com
___________________________________________