Pesquisa Matéria desse Blog

terça-feira, 14 de maio de 2019 | 23:00 | 0 Comments

Estação espacial ISS poderá ser vista a olho nu no Brasil


Neste mês de maio, a Estação Espacial Internacional (ISS, da sigla em inglês) vai passar alguns dias sobre o Brasil e nesta noite (terça, 14/05) será uma boa oportunidade para várias cidades do país avistarem o satélite a olho nu.
Graças a suas proporções – tem praticamente o tamanho de um campo de futebol, embora seu espaço habitável seja do tamanho de um boeing 747 – e ao seu exterior todo de metal, o satélite reflete muita luz e será uma das estrelas mais brilhantes do céu nesta noite. Claro que tudo depende das nuvens darem sua permissão.
O tempo de avistamento de qualquer forma é bastante curto, nos lugar mais privilegiados – como Curitiba e São Paulo, e cidades próximas a essas capitais – será de 6 minutos. Para checar se na sua cidade será possível ver a ISS, entre no site Spot the Station , da Nasa.
Digite o nome da sua cidade no campo de busca sobre o mapa. Depois de localizada, clique sobre o pin mais próximo a ela (talvez você tenha que reduzir o mapa para encontrar um) e depois sobre o link “View sighting opportunities” (Veja as oportunidades de visualização). Aparecerá uma tabela com os dias e os ângulos.