𝐅𝐢𝐧𝐚𝐥𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞, 𝐚𝐥𝐠𝐨 𝐩𝐫á𝐭𝐢𝐜𝐨 𝐞 𝐡𝐨𝐧𝐞𝐬𝐭𝐨 𝐝𝐨 𝐂𝐡𝐞𝐟𝐞 𝐝𝐚 𝐂𝐥í𝐧𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝐃𝐨𝐞𝐧ç𝐚𝐬 𝐈𝐧𝐟𝐞𝐜𝐜𝐢𝐨𝐬𝐚𝐬 𝐝𝐚 𝐔𝐧𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐌𝐚𝐫𝐲𝐥𝐚𝐧𝐝, 𝐄𝐔𝐀.
Mais 75 pessoas morreram nas últimas 24 horas por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde desta sexta-feira, 18 de dezembro, e houve mais 4.336 novas infeções. Registam-se agora totais de 5.977 mortes e de 366.952 infetados em Portugal. O número de pessoas dadas como curadas aumentou para 290.690, mais 3.662 em relação ao dia anterior, havendo agora 70.285 casos ativos no País, mais 599 relativamente ao dia anterior.
No Norte registaram-se 31 óbitos e 2.001 infeções. No Centro perderam a vida 12 pacientes com covid-19 e mais 674 foram infetadas. Lisboa e Vale Tejo registou 27 falecimentos e 1.360 infeções. No Alentejo houve mais 4 mortos e 195 infeções novas. No Algarve não houve mortes e ficaram infetadas mais 67 pessoas. Nos Açores o número de novas infeções registado foi de 21 e um óbito. Na Madeira registaram-se mais 27 novos infetados, sem nenhuma morte a declarar. Há neste momento 3.061 pessoas internadas (menos 81), 484 em unidades de cuidados intensivos (menos 10).
''A doença não está ultrapassada'', teremos de ''manter o distanciamento social'', ''usar máscara social nos espaços fechados'' e manter o mais possível a ''higienização das mãos'' |
1. Talvez tenhamos que morar com o COVID 19 por meses ou anos. Não vamos negar ou entrar em pânico. Não vamos tornar nossas vidas inúteis. Vamos aprender a conviver com esse fato.
2. Você não pode destruir os vírus COVID19 que penetraram nas paredes das células, bebendo galões de água quente - você só vai ao banheiro com mais frequência.
3. Lavar as mãos é o melhor método para sua proteção.
4. Se você não tem um paciente COVID19 em casa, não há necessidade de desinfetar as superfícies da sua casa.
5. Cargas embaladas, bombas de gás, carrinhos de compras e caixas eletrônicos não causam infecção. Lave as mãos, viva sua vida como sempre.
6. COVID19 não é uma infecção alimentar. Está associado a gotas de infecção como a gripe. Não há risco demonstrado de que o COVID19 seja transmitido pelos alimentos.
7. Você pode perder o sentido do olfato com muitas alergias e infecções virais. Este é apenas um sintoma inespecífico de COVID19.
8. Uma vez em casa, você não precisa trocar de roupa com urgência e tomar banho! Pureza é uma virtude, paranóia não é!
9. O vírus COVID19 não está no ar. Esta é uma infecção respiratória por gotículas que requer contato próximo.
10. O ar está limpo, você pode caminhar pelos jardins, pelos parques, apenas evite aglomerações.
11. É suficiente usar sabão normal contra COVID19, não sabão antibacteriano. Este é um vírus, não uma bactéria.
12. Você não precisa se preocupar com seus pedidos de comida. Mas você pode aquecer tudo no microondas, se desejar.
13. As chances de levar o
COVID19 para casa com os sapatos são como ser atingido por um raio duas vezes por dia. Trabalho contra vírus há 20 anos - as infecções por gota não se espalham assim!
14. Você não pode ser protegido contra o vírus tomando vinagre, suco de cana e gengibre! Estes são para imunidade, não para cura.
15. Usar uma máscara por longos períodos interfere nos níveis de respiração e oxigênio. Use-o apenas na multidão.
16. Usar luvas também é uma má idéia; o vírus pode se acumular na luva e ser facilmente transmitido se você tocar em seu rosto. Melhor apenas lavar as mãos regularmente.
17. A imunidade é muito enfraquecida ao permanecer sempre em um ambiente estéril. Mesmo se você comer alimentos que aumentam a imunidade, saia regularmente de sua casa para qualquer parque / praia. A imunidade é aumentada pela exposição a patógenos, não por ficar em casa e consumir alimentos fritos / condimentados / açucarados e bebidas gaseificadas, e não praticar atividades físicas.