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terça-feira, 14 de agosto de 2012 | 17:59 | 0 Comments

Marcha para Jesus 2012 em São Paulo

     No sábado (14/07) aconteceu em São Paulo a 20ª edição da Marcha para Jesus. Esse ano o tema da Marcha foi “Reinando com Cristo”. Organizado pela igreja Renascer em Cristo, o evento reuniu cristãos de diversas igrejas de São Paulo, e também de outros estados e países que, segundo a organização, se mobilizaram e cerca de mil caravanas para participar da Marcha.
     Com a participação de pastores, líderes evangélicos, cantores e políticos, o evento reuniu uma multidão de evangélicos que marcharam pelas avenidas de São Paulo.
     Esta é a primeira vez que a marcha não ocorre no feriado de Corpus Christi, em junho. A mudança ocorreu após uma negociação entre a prefeitura e os organizadores para que o evento não tivesse a mesma data da Parada Gay e para que ocorresse durante o recesso escolar.

Número de participantes     A Igreja Renascer, organizadora da marcha, informou que o número de presentes ficou entre 5 milhões e 6 milhões de pessoas, que seriam muitas provenientes de outros estados e países, e que se mobilizaram cerca de 1 mil caravanas de ônibus e automóveis. Já de acordo com a Polícia Militar, o evento reuniu cerca de 1 milhão de pessoas. Foram cerca de 2 mil ônibus alocados em um bolsão reservado pela CET – Companhia de Engenharia de Tráfego.
     A Folha de São Paulo realizou a contagem de participantes utilizando um método científico. Segundo ela foram apenas 335 mil pessoas para a Marcha para Jesus em 2012. O Datafolha também aproveitou para realizar pesquisas com os evangélicos presentes. Confira abaixo os infográficos fornecidos pelo instituto:







Enem aponta diferenças entre alunos brancos e negros

     Recorte inédito de dados de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 nas capitais do País, além de confirmar a distância entre as notas médias dos estudantes de colégios particulares e os de escolas públicas, revela o abismo que separa estudantes brancos e negros das duas redes.
     Os números mostram que as notas tiradas pelos alunos brancos de escolas particulares no exame são, em média, 21% superiores às dos negros da rede pública - acima da diferença de 17% entre as notas gerais, independentemente da cor da pele, dos estudantes da rede privada e os da rede pública. O levantamento também aponta distorções entre os Estados. De acordo com especialistas, esse cenário é o reflexo da desigualdade social e também da diferença dos níveis de qualidade das redes estaduais.
     Por sua vez, a nota média de negros que estudam em escola privada é 15% superior às dos negros da rede pública - próxima dos 17% entre todos os estudantes da rede particular e da rede pública. Embora em menor dimensão, a variação de desempenho entre negros e brancos dentro da escola pública também é desvantajosa para o primeiro grupo. Na média, os brancos têm médias 3% maiores que os negros. O fato de os negros terem rendimento menor do que os brancos, mesmo dentro da rede pública, tem explicações econômicas e pedagógicas, segundo a diretora do Todos Pela Educação, Priscila Cruz.
     Na questão econômica, segundo ela, a explicação é que "entre os pobres, os negros são os mais pobres". O lado pedagógico refletiria a baixa expectativa. "Em uma sala de aula, se uma criança negra começa a apresentar dificuldade, a professora desiste de ensiná-la muito mais rapidamente do que desistiria de um estudante branco."

Fonte: http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/enem-aponta-diferen%C3%A7as-entre-alunos-brancos-e-negros

sexta-feira, 27 de julho de 2012 | 15:37 | 0 Comments

Até 2016, todos os celulares do Brasil terão 9 dígitos

     "Números de celulares estão se tornando obsoletos e precisam ser acrescentados mais um dígito para atender a demanda. Já está na hora de se estudar uma segunda opção tecnologica para atender essa questão."
     A partir de 29 de julho, os números de celular da capital paulista e de mais 63 cidades em seu entorno ganharão um 9 à esquerda. No post anterior do Radar Tecnológico, um leitor perguntou: "Por que não o 9 para o Brasil todo?".
     São Paulo e sua região metropolitana serão as primeiras áreas a adotarem o nono dígito porque a demanda por novos chips está quase equivalente a capacidade de oferta de linhas. São 42 milhões de chips em uso ou prontos para a venda na área 11 hoje. E o limite - até onde as combinações de números com oito dígitos são possíveis - é de 44 milhões de chips.
     Acrescentar o 9, portanto, é uma medida que pretende resolver o problema enfrentado na Grande São Paulo. Mas ela não será adotada apenas no Estado de São Paulo. "Até 2016, todos (no Brasil) vão ganhar um novo dígito", diz Eduardo Levy, conselheiro da Telebrasil, associação que reúne empresas de telecomunicação.
     Ele explica que a decisão de adicionar o 9 aos números locais leva em conta as necessidades futuras também dos outros Estados do Brasil. Dessa forma, para ele, criar a área tarifária 10 para as cidades vizinhas a São Paulo (medida defendida pela Associação de Engenheiros de Telecomunicação) seria não enxergar o País. Não só o 10, como o 20, o 30 e os outros códigos próximos aos DDDs da capitais teriam de estar disponíveis. O 10 poderia trazer menos problemas para São Paulo, mas não resolveria o problema do País, diz Levy.
     Qualidade. Acrescentar o nono dígito provocará o aumento da oferta de linhas justamente no momento em que as operadoras enfrentam a punição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O órgão suspendeu as vendas de chips pelas operadoras em razão das reclamações de consumidores sobre os serviços prestados.
     Para o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o problema não é aprovar o nono dígito. O que tem de ser verificado, segundo a advogada Veridiana Alimonti, do Idec, é se a medida está sendo adotada juntamente com ações que tenham em vista a melhoria da qualidade dos serviços prestados.
     Além da interrupção ou falhas nas chamadas de voz, o atendimento inadequado ao número crescente de usuários continua a ser um problema permanente, lembra ela. "E não é por que a empresa tem muito cliente que é justificável a prestação de um serviço ruim". Cobrança indevida e omissão de informações, como o término de promoções no momento da contratação, estão entre as principais queixas, segundo o Idec.
     Para Veridiana, as operadoras têm também de calcular se elas conseguem atender todos aqueles consumidores que elas estão atraindo com promoções que, inclusive, nem sempre são tão boas como anunciadas. Neste momento, a Anatel exige das operadoras planos de investimentos para os próximos dois anos. "É preciso verificar se os planos que elas vão apresentar são coerentes com todos os problemas enfrentados", diz a advogada.
     A Anatel informou na quinta-feira que os planos de investimentos das operadoras serão colocados na internet para que a população possa acompanhar se o cronograma traçado está sendo cumprido.
Fonte: http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/at%C3%A9-2016-todos-os-celulares-do-brasil-ter%C3%A3o-9-d%C3%ADgitos-diz-telebrasil-1

terça-feira, 17 de julho de 2012 | 13:08 | 0 Comments

EUA aprovam primeira pílula de prevenção do HIV


Testes clínicos comprovaram que medicamento pode reduzir o risco de contágio em até 73%.
O Truvada é encontrado no mercado americano desde 2004, como tratamento para pessoas infectadas com o HIV.

     A Agência Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira a aprovação do Truvada, do laboratório Gilead Sciences, como primeira pílula para ajudar a prevenir o HIV em alguns grupos de risco.
     "O Truvada é para utilizar na profilaxia prévia à exposição em combinação com práticas de sexo seguro para prevenir as infecções do HIV adquiridas por via sexual em adultos de alto risco. O Truvada é o primeiro remédio aprovado com esta indicação", afirmou a FDA.
     O Truvada é encontrado no mercado americano desde 2004 como tratamento para pessoas infectadas com HIV, indicado em combinação com outros remédios antirretrovirais.
     Em maio, um painel assessor da FDA pediu para aprovar o Truvada como prevenção para pessoas não infectadas, depois que testes clínicos mostraram que este medicamento pode reduzir o risco de HIV em homens homossexuais de 44 a 73%.
     A pílula é considerada por muitos especialistas uma nova e potente ferramenta contra o vírus da Aids, mas alguns provedores de serviço de saúde temem que incentive comportamentos sexuais de risco.
     Um estudo sobre o Truvada publicado em 2010, no New England Journal of Medicine, incluiu 2.499 homens que tinham relações sexuais com outros homens, mas que não estavam infectados com o vírus que causa a Aids.
     Os participantes foram selecionados aleatoriamente para tomar uma dose diária de Truvada - uma combinação de 200 miligramas de emtricitabina e 300 mg de tenofovir disoproxil fumarato - ou um placebo.
     Quem tomou o medicamento regularmente teve quase 73% a menos de infecções.
Segundo os especialistas, os resultados são a primeira demonstração de que um remédio já aprovado por via oral pode diminuir a probabilidade de infecções de HIV.

Fonte: http://saude.ig.com.br/minhasaude/2012-07-16/eua-aprovam-primeira-pilula-de-prevencao-do-hiv.html

terça-feira, 22 de maio de 2012 | 11:36 | 0 Comments

Qual é a Origem do Vestido (Branco) de Noiva

Vera Simão explica a tradição de usar o vestido de noiva.
Seria a cor branca uma referência à virgindade? Engana-se quem pensa assim.
A consultora de casamentos Vera Simão conta a verdadeira história por trás desta tradição.


sábado, 19 de maio de 2012 | 20:23 | 0 Comments

Conheça sete fatos curiosos sobre o Facebook


No Brasil, uma em quatro páginas vistas na internet eram do Facebook e, no país, os internautas gastam cerca de 24 minutos na rede social a cada visita.
Os dados são da empresa de pesquisa Experian Marketing Services, que, aproveitando a oferta pública de ações do Facebook, realizada nessa sexta-feira (18), reuniu informações no Brasil e nos Estados Unidos sobre o site.
Veja abaixo sete fatos curiosos sobre a rede social:
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1-NÚMERO 1
O Facebook.com é a principal rede social nos mercados EUA, Canadá, Reino Unido, Brasil, França, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong e Cingapura.
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2-RANKING
O Facebook é o site mais acessado nos EUA, Canadá, Nova Zelândia, Hong Kong e Singapore. O Facebook está em segundo lugar no ranking do Reino Unido, Brasil, França e Austrália. A rede tornou-se o n° 1 no ranking dos sites mais acessados nos EUA em 9 de março de 2010. No Brasil, o Facebook foi o site com maior participação em visitas pela primeira vez no dia 1º de abril de 2012, com 10,52% das visitas neste dia, mas fechou o mês de Abril na 2ª posição (9,76%).
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3-VISITAS
Nos Estados Unidos, o Facebook recebeu 9% de todas as visitas da internet em abril de 2012. No Brasil, 9,76%. O Facebook recebeu 27,08% de visitas no Brasil em abril de 2012. Nos Estados Unidos, foram mais de 400 bilhões de visitas do início do ano até agora.
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4-GIGANTE
1 em cada 5 páginas vistas nos Estados Unidos foi o Facebook. No Brasil, no mês de abril, 1 em 4 quatro páginas vistas pelo usuário de internet pertenciam à rede social (27,08%).
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5-TEMPO GASTO NA REDE
O tempo médio de visitas no Facebook é 20 minutos nos EUA. Em abril de 2012, o Facebook teve 24 minutos e 23 segundos de tempo médio de visitas no Brasil.
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6-NO TOPO DAS BUSCAS
O termo 'facebook' é o mais buscado nos EUA e tem sido nos últimos três anos, desde a semana terminada em 18 de julho de 2009. No Brasil, o termo 'facebook' foi o termo mais buscado do ano em 2011. Termos relacionados ao Facebook foram 4 das 10 buscas mais realizadas nos EUA nas 4 semanas terminadas em 12 de maio de 2012. No Brasil, 2 das top 10 buscas no mesmo período foram relacionadas ao termo.
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7-SP E RJ
No Brasil, apenas São Paulo e Rio de Janeiro somados corresponderam a 50,11% das visitas no período de 12 semanas terminadas em 12 de maio de 2012. A região Sudeste teve 59,04% das visitas à rede social, seguida de Sul (17,18%), Nordeste (11,95%), Centro Oeste (8,08%) e Norte (3,75%) no mesmo período. Nos EUA, 10 estados são responsáveis por 52% das visitas ao Facebook.com --California, Texas, New York, Florida, Illinois, Pennsylvania, Ohio, Michigan, Georgia e North Carolina-- baseado na média do início do ano até agora.
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Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/tecnologia/2012/05/18/conheca-sete-fatos-curiosos-sobre-o-facebook.jhtm

terça-feira, 15 de maio de 2012 | 11:17 | 0 Comments

Mercado oferece ajuda para politicos iniciantes e veteranos

          Consagrada e bem paga nas grandes campanhas eleitorais, a indústria de consultoria política brasileira vai oferecer em 2012 produtos de varejo para campanhas mais modestas para candidatos a prefeito e vereador.
          Em uma agência especializada em marketing eleitoral, um aspirante a político pode fechar um pacote com consultoria individual e “enxoval de campanha” completo por pouco mais do valor de um carro popular – sai por R$ 36,8 mil para candidatos a vereadores e R$ 43,5 mil para candidatos a prefeitos.
          Se o candidato preferir negociar os serviços separadamente, a campanha pode até sair mais barata.
          “Descobrimos um nicho de mercado que é entregar material de qualidade para candidatos que não têm condição de contratar uma equipe de marketing permanente”, diz o empresário Rodrigo Maragliano, diretor do Núcleo Estratégico de Marketing Político.
          O pacote “Essencial” para prefeitos promete uma “campanha vitoriosa” e inclui criação de material gráfico e online, jingle, programa de rádio, sessão de fotos profissional e seis encontros com consultores para treinamentos de mídia, assessoria de imagem e até sessões de relaxamento.
          Maragliano já fechou 30 pacotes para as eleições deste ano e espera fechar outros 30 antes do início da campanha. “Fazendo consultoria individual eu conseguiria atender um ou dois clientes, no máximo.”
          Também no segmento de marketing político para campanhas pequenas, o consultor político Sandro Soares vende por R$ 200, na internet, o kit com livro e DVD “Quero Ser Eleito” como “o programa que está revolucionando e democratizando as campanhas eleitorais em todo país”.
          Segundo ele, a segunda edição do kit já vendeu 14 mil cópias desde o início de 2011.
No site Soares fornece também uma “consultoria online” a baixo custo para candidatos que querem discutir suas estratégias de campanha.
          “As campanhas têm de funcionar como empresas de curto prazo, mas a maioria é muito desorganizada. Já vi candidato se desfazer de imóvel ou fazer dívida na reta final da campanha porque o orçamento foi mal feito”, diz Soares.
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“Grande eleição”
          Em 2008, o gasto médio de campanha declarado à Justiça Eleitoral foi de R$ 68,8 mil, para prefeitos, de acordo com números do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
          As campanhas para vereadores custaram, em média, R$ 1.833. Mesmo com orçamentos mais modestos, as eleições municipais são a grande mina de ouro para quem presta serviços aos políticos – foram 345.771 candidatos em 2008 e o esperado é que esse número cresça em 2012.
          “O mercado tem capacidade para atender entre 30% e 40% dos candidatos, talvez, nem isso”, estima o consultor Aurízio Freitas, diretor da Abcop (Associação Brasileira de Consultores Políticos).
Na trilha dos consultores de marketing e imagem, gráficas, agências de publicidade, empresas de softwares e webdesigners lançam produtos exclusivamente para candidatos.
          Freitas organizou em abril o 10º Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais em Fortaleza, cuja maior atração foi uma feira de negócios que atraiu cerca de 600 pessoas.
          “Um colega saiu daqui com 25 jingles encomendados só num fim de semana”, afirma Freitas. “Um volume de negócios muito maior começa em junho, quando as candidaturas são registradas e ganham um CNPJ.”
De acordo com Carlos Manhanelli, também diretor da Abcop e consultor de campanhas majoritárias estaduais, consultores da associação chegam a dar 15 cursos preparatórios em ano de eleições municipais, principalmente para candidatos em cidades médias e pequenas.
          “Acho que o marketing nesses casos é talvez até mais importante que em grandes campanhas, quando se pensa em estratégias de comunicação de massa. A política se vive mais intensamente nas pequenas localidades, e a decisão do eleitor é melhor informada”, afirma.
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Maria Denise Galvani

sábado, 12 de maio de 2012 | 00:31 | 0 Comments

Redes Sociais e Profissionais

          73% dos profissionais não falam de trabalho nas redes sociais, diz estudo. Só 10% revelam que mencionam fatos que ocorrem no emprego. Empresas observam os valores éticos das mensagens.
          Uma pesquisa feita sobre o comportamento de usuários das redes sociais no ambiente de trabalho revela que 73% dos entrevistados não postam comentários sobre questões relacionadas ao trabalho em sites como Facebook, Linkedin, Orkut ou no microblog Twitter. A pesquisa da Adecco, empresa de soluções de gestão de recursos humanos, foi feita com cerca de 500 profissionais.
          De acordo com o estudo, 42% não utilizam as redes sociais para se comunicar profissionalmente, 33% dos entrevistados não têm acesso às redes sociais em seus postos de trabalho, 27% das empresas não fazem nenhum tipo de restrição ao uso das redes sociais e apenas 14% dos profissionais utilizam as redes sociais como ferramenta de trabalho.
          “O candidato deve ficar atento, pois seu perfil nas redes sociais é o espelho da sua personalidade”, diz Fabiane Cardoso, coordenadora de recursos humanos da Adecco Brasil.
          Ela aponta que o setor de segurança é o que mais acompanha a vida de funcionários e candidatos na internet. Em seguida, estão financeiro e indústria. “Em um processo seletivo, certos posts podem ser determinantes para conquistar um novo emprego. Claro que esse tipo de consulta na internet varia de empresa para empresa. Por isso, o mais recomendável é o bom senso sempre. Afinal, a rede social é a imagem que você vende sobre a sua vida particular”, explica Fabiane.
          Apesar de ser recomendado que nunca se fale sobre trabalho nas redes particulares, 10% dos entrevistados revelaram que mencionam diariamente fatos que ocorrem no ambiente profissional, sendo que 2% já receberam algum tipo de advertência da empresa por comentários inadequados em seu perfil particular.
          De acordo com Fabiane, são inúmeras as maneiras de avaliar um candidato por meio do seu perfil na internet. Nas fotos, por exemplo, o que está sendo avaliado é o ambiente que o profissional frequenta. “Uma imagem pode revelar muito. Aqui na Adecco, por exemplo, utilizamos essa ferramenta em alguns processos de seleção. Muitas fotos em festas, onde se nota a presença de bebida alcoólica ou outros vícios, costumam levar à desclassificação do candidato”, diz.
          Quanto aos conteúdos dos posts, o que as empresas observam são os valores éticos das mensagens. “Se existe algum teor racista ou discriminatório, com certeza isso será levado em conta”, afirma a coordenadora de RH. - Daniela Louise Braun-Jornalista

segunda-feira, 7 de maio de 2012 | 01:00 | 0 Comments

Identificando seu timbre de voz


Uma música bem cantada, encanta qualquer ouvido. A quem diga que cantar é dom. Também ouvi dizer que dom a gente nasce com ele ou adquire com esforço e treinamento.

Conhecer a técnica vocal e perceber a diferença entre os principais timbre de voz vai te ajudar a cantar melhor, seja solo, quarteto, banda ou coral.


Para quem deseja saber, de leve, sobre timbre de voz escute o vídeo abaixo e identifique sua voz procurando cantar corretamente enquanto ouve. Vai lá.
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PRIMEIRO TENOR: Primeiro tenor é a mais alta voz...;
TENOR: O cantar não é tão alto ou tão agudo como o primeiro;
BARITONO: O canto é mais suave e doce;
BAIXO: O canto é muito mais grosso e a impressão que se dá é que tudo esta tremendo.
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quinta-feira, 3 de maio de 2012 | 13:03 | 0 Comments

Aos 104 anos, Oscar Niemeyer é internado no RJ

        O arquiteto carioca Oscar Niemeyer foi internado na noite desta quarta-feira (2) no hospital Samaritano, no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.
        Segundo informações da família do arquiteto de 104 anos, seu estado de saúde não é grave.
        Após ser medicado contra uma forte gripe, Niemeyer foi internado. Não há previsão de alta.
        Em abril de 2011, o arquiteto ficou 12 dias internado no Samaritano, por causa de uma infecção urinária.

quarta-feira, 25 de abril de 2012 | 13:05 | 0 Comments

401 Anos de História do Itaim Paulista

O "Primeiro Encontro da Comissão Pró-Festejos dos 401 anos de História do Itaim Paulista", foi realizado no dia 24 de abril, na subprefeitura do Itaim Paulista com a presença de lideranças comunitárias e interessados.
Os festejos serão marcados com quatro eventos religiosos, um desfile de moda feminina, torneios de esportes, shows musicais, ações sociais e outros eventos.
Também ficou agendado para o dia 30 de junho o "II Fórum de Acessibilidade", e deverá ser discutido os direitos das pessoas com mobilidade reduzida, deficiência fisica e mental. "Só no Itaim Paulista vivem mais de 18.150 pessoas com algum tipo de deficiência" segundo a subprefeitura do Itaim Paulista.

Imposto de Renda 2012 – novidades e dicas

     O prazo de entrega da DIRPF – Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2012 (ano-base 2011) iniciou no dia 1º de março e termina no dia 30/04/2012, já estamos na reta final. Desde o exercício 2011, não há mais possibilidade de apresentar a declaração em formulário, devendo ser realizada através de internet, com o programa Receitanet ou entrega de disquete a ser apresentado nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
     Já sabemos que o hábito dos brasileiros é deixar o envio da declaração para a última semana, ou mesmo último dia, o que causa congestionamento no sistema da Receita, lentidão, além do contribuinte não conseguir juntar todos os documentos necessários para realizar a DIRPF e ser prejudicado. A multa para atraso na entrega é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74 e o valor máximo é de 20% do imposto de renda devido.
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NOVIDADES
     A declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2012 apresenta algumas novidades, especialmente em relação ao Programa Gerador da Declaração, à possibilidade de dedução das contribuições feitas aos fundos controlados pelos Conselhos Nacional, Distrital, estaduais e municipais do Idoso do imposto apurado na declaração, a instituição da obrigatoriedade de o contribuinte que, no ano-calendário de 2011, recebeu rendimentos tributáveis sujeitos ao ajuste anual cuja soma tenha sido superior a R$ 10.000.000,00, ter de utilizar o certificado digital na transmissão da declaração e a possibilidade de dedução na Declaração de Ajuste Anual nas doações efetuadas até 30/04/2012 aos fundos controlados pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente Nacional, Distrital, estaduais e municipais.
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QUANDO OPTAR PELA DECLARAÇÃO SIMPLIFICADA OU COMPLETA
     A declaração pode ser feita de forma completa ou simplificada. A diferença principal está no abatimento em relação à base de cálculo do imposto (renda total do contribuinte), que tem um desconto fixo de 20% na opção pelo modelo simplificado. Já no modelo completo, o desconto não tem um percentual máximo e é determinado pelo total das despesas dedutíveis do contribuinte.
     A base de cálculo do Imposto de Renda inclui todos os ganhos do contribuinte, sejam eles provenientes de trabalho assalariado, autônomo, aposentadoria, alugueres, entre outros. Os abatimentos na base de cálculo podem aumentar a restituição ou diminuir o imposto a ser pago (Ex: despesas médicas/educação do contribuinte e dependentes, pensão alimentícia, previdência, e empregado doméstico. Importante que a pessoa deve ter meios para comprovar as deduções com recibos. Se as despesas que a Receita permite deduzir excederem 20% dos seus rendimentos ou passar do limite de R$ 13.916,36, vale a pena conferir a declaração completa.
     Outra dica importante é o casal estudar se vale a pena fazer a declaração em conjunto ou separadamente, aproveitando o máximo das deduções, seja a declaração simplificada ou completa.
     Portanto, de forma bem resumida, o modelo simplificado é indicado para aquele que possuem renda menor e com poucas deduções aceitas pela Receita Federal. A indicação é que o contribuinte compare as duas opções e decida por aquela que lhe for mais vantajosa. O próprio programa será possível conferir.
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Magnus Brugnara - Advogado especialista em Direito Empresarial pela PUC-MINAS

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012 | 17:58 | 0 Comments

Feriados de 2012 para São Paulo (e Brasil)

      Quando você vem morar em São Paulo, acaba criando o costume – extremamente necessário – de se preparar para tudo, desde uma simples blusa de frio e um guarda-chuva SEMPRE a tira colo – mesmo estando um sol de rachar acompanhado de mais de 30ºC – até sair uma hora antes do que você normalmente sairia para aquela reunião super importante devido ao trânsito, atraso dos transportes públicos, ausência de táxi próximo, etc. e datas comemorativas e feriados, senão – é fato – você não vive.
      Em datas comemorativas e feriados, isso tem um “peso” ainda maior.
      Imagina que no dia dos namorados você resolve levar a(o) namorada(o) para um jantar todo especial em um restaurante legal, seguido de uma noite naquele motel que vocês sempre quiseram conhecer juntos e esperaram esse momento para irem e quando chegam no local (em ambos), não tem vaga? A noite que tinha tudo para ser incrível e memorável, termina em pizza e uma rapidinha no sofá da sala, só pra não passar batido.
      Imagina que você está há um bom tempo sem saber o que é descanso e, por conta da correria do dia a dia, descobre – na terça-feira – que quinta-feira é feriado? Com muito custo, consegue convencer seu chefe a te deixar enforcar a sexta e decide viajar. Você não encontra mais vaga em hotel, não consegue comprar passagem do jeito que você quer ou sem passar pelo inferno que as rodoviárias viram nos dias próximos, não consegue alugar um carro, gasta HORAS em uma viagem que normalmente dura pouco mais de uma hora pro litoral por conta do trânsito caótico… enfim. Você termina o feriado ainda mais cansado e, dessa vez, com o copo de stress quase transbordando.
      É pra evitar esses desgastes e te ajudar aproveitar ao máximo seu 2012 com muitos feriados prolongados, da forma mais tranquila possível – já que o mundo acaba em dezembro mesmo – que resolvi compartilhar com vocês a lista de datas comemorativas e feriados de São Paulo em 2012.
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Feriados Municipais e Estaduais de São Paulo em 2012
25/01/2012 – Quarta-feira – Feriado Municipal – Aniversário da cidade de São Paulo
09/07/2012 – Segunda-feira – Feriado Estadual – Revolução Constitucionalista de 1932
20/11/2012 – Terça-feira – Feriado Municipal – Dia da Consciência Negra
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Feriados Nacionais em 2012
01/01/2012 – Domingo – Confraternização Universal (Feriado Nacional)
20/02/2012 - Segunda-feira - Carnaval (Ponto Facultativo)
21/02/2012 - Terça-feira - Carnaval (Ponto Facultativo)
22/02/2012 - Quarta-feira - Quarta de Cinzas (Ponto Facultativo até as 14 horas)
06/04/2012 – Sexta-feira – Paixão de Cristo (Ponto Facultativo)
21/04/2012 – Sábado – Tiradentes (Feriado Nacional)
01/05/2012 – Terça-feira – Dia Mundial do Trabalho (Feriado Nacional)
07/06/2012 – Quinta-feira – Corpus Christi (Ponto Facultativo)
07/09/2012 – Sexta-feira – Independência do Brasil (Feriado Nacional)
12/10/2012 – Sexta-feira – Nossa Sra. Aparecida (Feriado Nacional)
28/10/2012 - Domingo - Dia do Servidor Público  (Feriado Nacional para o Servidor)
02/11/2012 – Sexta-feira – Finados (Feriado Nacional)
15/11/2012 – Quinta-feira – Proclamação da República (Feriado Nacional)
24/12/2012 - Segunda-feira - Véspera do Natal (Ponto Facultativo)
25/12/2012 – Terça-feira – Natal (Feriado Nacional)
31/12/2012 - Segunda-feira - Véspera de Ano Novo (Ponto Facultativo)

Por: Manoel Netto

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012 | 16:51 | 0 Comments

Justiça cega? Não, é apenas uma catarata!

O que diferencia o jornalista Pimenta Neves de Lindemberg Alves?
Antônio Marcos Pimenta Neves era diretor do jornal O Estado de São Paulo quando em agosto de 2000 assassinou a sangue frio sua ex-namorada, a também jornalista Sandra Gomide, num haras em Ibiúna, interior de São Paulo. O motivo do crime foi a rejeição. Sandra tinha terminado um namoro que o jornalista insistia em reatar. Diante da negativa, matou sua amada.
Lindemberg Alves, era um jovem sem antecedentes criminais, na época com 22 anos, querido por muitos amigos. Em outubro de 2008 fez sua ex-namorada, Eloá Pimentel, de refém junto com outra amiga, durante quase cinco dias, num apartamento em Santo André. Acabou atirando na amiga e assassinando Eloá com um tiro na cabeça. O motivo: o mesmo de Pimenta Neves, a rejeição amorosa.
Pimenta Neves era rico, um jornalista conhecido e de sucesso. Lindemberg um pobre rapaz da periferia, motoboy sem muito futuro. Os dois são assassinos condenados. A sentença de Pimenta Neves demorou 6 anos para ser dada. A de Lindemberg, pouco mais de 3. Desde que cometeu o crime Neves ficou apenas 7 meses na cadeia e ganhou o direito de responder o processo em liberdade. O motoboy passou esses três anos na cadeia sem direito nenhum. Pimenta foi condenado a 19 anos. Lindemberg a 98.
Na minha opinião, não deveria haver diferenças entre os dois casos. Ambos mataram por rejeição. Independente do motivo, tiraram a vida de alguém friamente por suas próprias vontades. Mas quem definiu as sentenças a que eles foram condenados não foram os juízes que cuidaram do caso - foram suas diferentes condições sociais! Essa é uma das diferenças que separam o motoboy Lindemberg do jornalista Pimenta Neves. No resto são iguais a qualquer outro assassino que usa de frieza para tirar a vida de outra pessoa, baseado apenas no seu egoismo e individualidade.
Mas a justiça não entende assim. E nem eu consigo entender algumas coisas. Por exemplo: porque condenar alguém a mais de 30 anos de prisão se esse é o tempo máximo que uma pessoa, por lei, pode ficar presa? Enche a boca dizer que Lindemberg pegou "98 anos de cadeia". Mas será que as pessoas que comemoraram a sentença como justa sabem que ele deve ficar menos de um terço disso atrás das grades? Pois é! Entendo que há dispositivos judiciais que preveem uma pena diferente para cada crime cometido (no caso dele foram 12) e estas penas se somam. Mas que tipo de conforto isso trás para a família de quem foi vítima? Será que dizer que ele "pegou 98 anos" é mais consolador, mesmo que ele fique menos de 30 preso? É como multar uma empresa em 1 milhão de reais e deixar ela pagar apenas 280 mil e tá bom!
Lindemberg teve o que mereceu. Mas no caso Pimenta Neves, sua condição social lhe trouxe bons benefícios. O jornalista só foi preso 11 anos depois de cometer o crime. Usou todos os recursos e dinheiro que tinha à sua disposição para escapar da cadeia o quanto pode. Agora, aos 75 anos de idade, logo logo voltará para casa para cumprir o resto da sua condenação. Confortavelmente!
Retomo a pergunta: o que diferencia o jornalista Pimenta Neves de Lindemberg Alves? Suas condições sociais? Sim! Mas o que os diferencia mesmo é o olhar que a justiça brasileira teve para cada um deles em razão disso. Nesses dois casos, mais cega para um do que para o outro, provando mais uma vez que a justiça não é tão deficiente visual quanto os togados dizem ser.
Estes dois casos mais o do médico Roger Abdelmasih que, de certa forma, recebeu um "ok" da justiça para sumir para outro país, mostram que a cegueira da justiça é apenas parcial - uma espécie de catarata que afeta só um dos olhos. Para quem não lhes interessa ou para quem não tem recursos, os olhos judiciais estão fechados, às escuras, sem querer enxergar direito. Para outros, os poderosos, estão abertos, bem abertos e sempre com aquela piscadela de cumplicidade.

Ogg Ibrahim
Fonte: http://noticias.r7.com/blogs/ogg-ibrahim/2012/02/17/justica-cega-nao-e-apenas-uma-catarata/

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012 | 22:56 | 0 Comments

Carta ao Banco

Senhores Diretores do Banco Itaú

Gostaria de saber se os senhores aceitariam pagar uma taxa, uma pequena taxa mensal, pela existência da padaria na esquina de sua rua, ou pela existência do posto de gasolina ou da farmácia ou da feira, ou de qualquer outro desses serviços indispensáveis ao nosso dia-a-dia.
Funcionaria assim: todo mês os senhores, e todos os usuários, pagariam uma pequena taxa para a manutenção dos serviços (padaria, feira, mecânico, costureira, farmácia etc).. Uma taxa que não garantiria nenhum direito extraordinário ao pagante.
Existente apenas para enriquecer os proprietários sob a alegação de que serviria para manter um serviço de alta qualidade.
Por qualquer produto adquirido (um pãozinho, um remédio, uns litros de combustível etc) o usuário pagaria os preços de mercado ou, dependendo do produto, até um pouquinho acima. Que tal?
Pois, ontem saí de seu Banco com a certeza que os senhores concordariam com tais taxas. Por uma questão de equidade e de honestidade.
Minha certeza deriva de um raciocínio simples. Vamos imaginar a seguinte cena: eu vou à padaria para comprar um pãozinho. O padeiro me atende muito gentilmente. Vende o pãozinho. Cobra o embrulhar do pão, assim como, todo e qualquer serviço..
Além disso, me impõe taxas. Uma 'taxa de acesso ao pãozinho', outra 'taxa por guardar pão quentinho' e ainda uma 'taxa de abertura da padaria'. Tudo com muita cordialidade e muito profissionalismo, claro.
Fazendo uma comparação que talvez os padeiros não concordem, foi o que ocorreu comigo em seu Banco.
Financiei um carro. Ou seja, comprei um produto de seu negócio. Os senhores me cobraram preços de mercado. Assim como o padeiro me cobra o preço de mercado pelo pãozinho.
Entretanto, diferentemente do padeiro, os senhores não se satisfazem me cobrando apenas pelo produto que adquiri.
Para ter acesso ao produto de seu negócio, os senhores me cobraram uma 'taxa de abertura de crédito' - equivalente àquela hipotética 'taxa de acesso ao pãozinho', que os senhores certamente achariam um absurdo e se negariam a pagar.
Não satisfeitos, para ter acesso ao pãozinho, digo, ao financiamento, fui obrigado a abrir uma conta corrente em seu Banco.
Para que isso fosse possível, os senhores me cobraram uma 'taxa de abertura de conta'.
Como só é possível fazer negócios com os senhores depois de abrir uma conta, essa 'taxa de abertura de conta' se assemelharia a uma 'taxa de abertura da padaria', pois, só é possível fazer negócios com o padeiro depois de abrir a padaria.
Antigamente, os empréstimos bancários eram popularmente conhecidos como papagaios'. para liberar o 'papagaio', alguns Gerentes inescrupulosos cobravam um 'por fora', que era devidamente embolsado.
Fiquei com a impressão que o Banco resolveu se antecipar aos gerentes inescrupulosos.
Agora ao invés de um 'por fora' temos muitos 'por dentro'.
- Tirei um extrato de minha conta - um único extrato no mês - os senhores me cobraram uma taxa de R$ 5,00.
- Olhando o extrato, descobri uma outra taxa de R$ 7,90 'para a manutenção da conta' semelhante àquela 'taxa pela existência da padaria na esquina da rua'.
- A surpresa não acabou: descobri outra taxa de R$ 22,00 a cada trimestre - uma taxa para manter um limite especial que não me dá nenhum direito. Se eu utilizar o limite especial vou pagar os juros (preços) mais altos do mundo.
- Semelhante àquela 'taxa por guardar o pão quentinho'.
- Mas, os senhores são insaciáveis. A gentil funcionária que me atendeu, me entregou um caderninho onde sou informado que me cobrarão taxas por toda e qualquer movimentação que eu fizer.
Cordialmente, retribuindo tanta gentileza, gostaria de alertar que os senhores esqueceram de me cobrar o ar que respirei enquanto estive nas instalações de seu Banco.
Por favor, me esclareçam uma dúvida: até agora não sei se comprei um financiamento ou se vendi a alma?
Depois que eu pagar as taxas correspondentes, talvez os senhores me respondam informando, muito cordial e profissionalmente, que um serviço bancário é muito diferente de uma padaria. Que sua responsabilidade é muito grande, que existem inúmeras exigências governamentais, que os riscos do negócio são muito elevados etc e tal. E, ademais, tudo o que estão cobrando está devidamente coberto por lei, regulamentado e autorizado pelo Banco Central.
Sei disso. Como sei, também, que existem seguros e garantias legais que protegem seu negócio de todo e qualquer risco.
Presumo que os riscos de uma padaria, que não conta com o poder de influência dos senhores, talvez sejam muito mais elevados..
Sei que são legais. Mas, também sei que são imorais. Por mais que estejam garantidas em lei, voces concordam o quanto são abusivas.!?!

Ps.: A Carta que você acabou de ler foi enviada ao Banco Itaú, porém devido à criatividade com que foi redigida, deveria ser direcionada a todas as instituições financeiras. Tenho que prestar reverência ao brasileiro(a) que, apesar de ser altamente explorado(a), ainda consegue manter o bom humor.